BLOG

História do Pilates

História do Pilates
Influenciado por estas modalidades, Joseph resolveu escolher os aspectos que considerava mais relevantes de cada uma delas e criar assim o próprio método, o qual seria posteriormente conhecido como Pilates. Ao incorporar algumas características de outros métodos, Joseph conseguiu proporcionar ao corpo equilíbrio em sua totalidade, unindo força e flexibilidade, tornando-se assim a base Pilates (ROBINSON & NAPPER, 2002).
 
Depois de praticar diariamente o próprio método e desenvolver um corpo forte e flexível, Joseph começou a ensinar suas técnicas a outras pessoas. Com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, e por estar morando na Inglaterra, foi considerado como inimigo estrangeiro e levado para um campo de concentração em Lancashire e, depois, na Ilha de Man (ROBINSON & NAPPER, 2002).Recolhido na Ilha de Man, Joseph se tornou auxiliar no campo de enfermaria e começou a ensinar seu método de condicionamento físico aos demais internos. Seus “discípulos”, em sua grande maioria, eram feridos graves de guerra, o que proporcionou a Joseph aprimorar seus conhecimentos em condicionamento e reabilitação física (LATEY, 2001).

Joseph aplicava seus exercícios somente com a prática no solo, porém, com poucos recursos de equipamentos para fazer atividade física aos feridos, começou a utilizar como resistência as molas das camas hospitalares, criando assim novos exercícios para recuperar o condicionamento destes (LATEY, 2001). Posteriormente, Pilates criou dois equipamentos o “Cadillac” e o “Universal Reformer”, figura 2 e 3, respectivamente. O primeiro uma armação retangular com inúmeras molas e o segundo um tipo de cama que deslizava com resistência de molas, onde em uma posição de decúbito dorsal, visava minimizar a reação da força da gravidade sobre os discos intervertebrais da coluna. Em ambos os aparelhos, o foco era manter o alinhamento corporal de forma simétrica diminuindo as tensões na região da pelve e da coluna vertebral. Além destes equipamentos Joseph ainda utilizava outros aparatos para melhorar a eficácia de seu método (LATEY, 2001).

Em 1918, durante uma pandemia de gripe, nenhuma pessoa do internato treinada por Joseph morreu, o que colocou seu método em voga, comprovando sua eficácia no condicionamento físico (LATEY, 2001; ROBINSON & NAPPER, 2002). Depois da guerra, Joseph voltou para a Alemanha e começou a ensinar defesa pessoal para a polícia de Hamburgo e para o exército alemão. Em 1926, emigrou para os Estados Unidos, onde durante a viagem de navio conheceu a enfermeira Clara, que se tornaria sua esposa futuramente (LATEY, 2001; ROBINSON & NAPPER, 2002). Já em Nova York, Joseph e Clara decidiram abrir um estúdio de Pilates, figura 4.

A abertura do estúdio atraiu inúmeras pessoas, como dançarinos, atores, ginastas e atletas, que buscavam por meio da eficácia do método aprimorar o condicionamento físico que lhes era exigido (ROBINSON & NAPPER, 2002). Aos 86 anos de idade e em plena forma física, Joseph Pilates veio a falecer depois de inalar muita fumaça devido a um incêndio em seu estúdio (ROBINSON & NAPPER, 2002: LATEY, 2001).

Joseph Pilates nomeou seu método de condicionamento físico com a Arte da Contrologia – “The Art of Contrology” – onde o foco principal era exercitar o físico por inteiro, unindo mente e corpo durante a execução de todos os exercícios (MUSCOLINO & CIPRIANI, 2004; LATEY, 2001).